Casa Agrícola Valdrez
Desde 2022
Embalagens e o ambiente
A "Casa Agrícola Valdrez, Lda." preocupa-se cada vez mais com o meio ambiente, pelo que as nossas embalagens são em materiais facilmente recicláveis, nomeadamente o vidro e em metal, possuindo apenas em plástico os garrafões com a capacidade de 5 litros.
As embalagens utilizadas no embalamento do Azeite virgem extra têm as capacidades de:
- Vidro: 0,250 e 0,750 litros;
- Metal: 0,500, 0,750 e 5 litros;
- Plástico: 5 litros;
As embalagens utilizadas no embalamento das Azeitonas têm as capacidades de:
- Vidro: 1 kg;
- Plástico: 3 e 5 kg;
As embalagens utilizadas no embalamento das Alheiras, são em sacos de plástico, hermeticamente fechados e com atmosfera protectora para o produto no seu interior, normalmente com o peso de produto de 1,5 kg, já tendo deixado de utilizar as embalagens exteriores de cartão, para evitar o desperdício dessas caixas.
O vidro, na cor verde permite a redução da passagem da claridade e radiação solar para o interior, o que origina uma oxidação do azeite mais lenta, mantendo as suas propriedades e qualidades, transmitindo um sabor excelente ao consumidor.
O metal, sendo totalmente opaco, impede a passagem da claridade e radiação solar para o interior, o que origina uma oxidação do azeite muito mais lenta. Bastante aconselhável para consumidores "domésticos", em que o azeite é consumido de uma forma mais lenta, pelo que há uma maior tendência em que as suas propriedades e qualidades vão diminuindo. Com as embalagem em metal essas propriedades e qualidades mantêm-se quase inalteradas, permitindo assim que os consumidores possam saborear o azeite, continuando a transmitir um sabor excelente ao consumidor.
O plástico, que tentamos reduzir ao máximo, é apenas utilizado em garrafões de 5 litros, maioritariamente para serem utilizados na restauração.
Para breve, equacionamos a compensação aos nossos clientes que reutilizem as embalagens adquiridas através do reenchimento das mesmas. Esta situação, necessitará de uma pré-lavagem das embalagens, pelo que estamos a estudar se essa possibilidade é ou não mais amiga do ambiente, do que a reciclagem das embalagens iniciais.